Banner2

Banner1

Inflação do Carro sobe 0,99% em março


Custo para o motorista andar e fazer a manutenção preventiva subiu 2,9% no trimestre


Álcool e gasolina foram os itens que mais subiram; seguro obrigatório, lavagem e filtros também tiveram altas expressivas.

Os preços não estão dando trégua e o custo para andar e manter o carro está cada vez mais alto. A Inflação do Carro, da Agência AutoInforme, registrou a terceira alta consecutiva e a maior do ano: 0,99% em março, totalizando um acumulado de 2,9% (veja gráfico).

Dos itens necessários para o motorista andar e fazer a manutenção preventiva do carro, os que mais subiram no mês foram o filtro de combustível (alta de 2,27%), o álcool (+2,14%) e o estacionamento (+1,91%). O lava rápido, a troca das pastilhas de freio e a gasolina também tiveram altas importantes no mês (veja tabela)

O aumento dos combustíveis tem forte impacto no bolso do motorista, pois eles representam mais de 30% de todos os gastos com o carro.

Nenhum item dos cinco segmentos pesquisados para a composição da Inflação do Carro teve queda de preço em março. As cestas de produtos são: peças de reposição, serviços automotivos, impostos de circulação, seguros e combustíveis.

No ano

Os combustíveis são os grandes responsáveis pela alta expressiva no acumulado de janeiro a março (2,9%). O álcool foi o item que mais subiu no trimestre, com 7,4% e a gasolina, a seguir, subiu 5,95%.

Seguro obrigatório        , lavagem simples, filtro de ar e óleo do motor também tiveram altas expressivas no trimestre (veja quadro).

De todos os itens pesquisados, apenas um apresentou queda de preço no trimestre, o IPVA, que ficou 4,7% mais barato, na média, porque o imposto é calculado sobre o valor da cotação do carro, que desvalorizou no ano passado.


Data: 08.04.2013 - Fonte: Auto Informe



Nenhum comentário:
Write comentários